domingo, 30 de setembro de 2012

7ª Edição do Expressarte


O Expressarte já está em sua sétima edição, ajudando a valorizar e preservar o Bosque do Vovô, em São José dos Pinhais, assim como dar a oportunidade para os artistas divulgarem seu trabalho. O 7º Expressarte aconteceu no dia 16 de setembro. Uma tarde de muita música com as bandas: Silver Fang (São José dos Pinhais/PR), Barbantes Libertinos (Curitiba/PR), Dois a Rodar (Porto Alegre/ RS) e Bellize (São Paulo/SP).
Além de curtir o som das bandas, o público ainda participou com frases relacionadas ao Expressarte. As melhores frases foram anunciadas, como forma de incentivo ao evento e os autores ganharam prêmios. Seguem as frases:

“Além da expressão artística, a preservação do meio ambiente.” (Maikon Carlos)
“Interação do jovem com o meio ambiente, através da música.” (Carol)

Conheça um pouquinho das bandas que passaram pelo palco do 7º Expressarte!

Silver Fang


           Silver Fang é uma banda de rock, de São José dos Pinhais. Formada há um ano, tem como membros Vinícius Mendes, Guilherme Lungareze e Patrick Sant’anna. Um amigo de Vinícius e Patrick queria muito montar uma banda e aos poucos a Silver Fang foi se formando. Eles foram chamando outros amigos, até que permaneceram na formação atual.
Por enquanto a banda apresenta apenas covers, mas estão trabalhando em músicas próprias, que pretendem divulgar futuramente. “Nossos planos é tocar em alguns lugares para as pessoas nos conhecerem, e assim como qualquer banda temos o sonho de gravar um CD”, revelou Lungareze.
É a primeira vez que a Silver Fang toca no Expressarte. Para eles, é muito importante, pois podem adquirir experiência para tocar em outros lugares. “O evento é muito legal, porque é um projeto independente, não tem a ajuda de ninguém e também porque abre espaço para as bandas novas que querem tocar”, afirma Mendes.


Bellize


A Bellize é uma banda de São Paulo, formada há quatro anos. Tem como membros Pedro Peps, Gu (Wilson Rodrigues), William Novais e Ed Marques. Pedro começou tocando com o William no colégio, tiveram várias bandas, mas nenhuma deu certo. Um dia Pedro foi até a casa do Gu para mostrar umas músicas e ele acabou entrando como baixista na banda. A Bellize passou por algumas formações, Ed Marques foi o último integrante a entrar na banda. “Resumindo, nós somos um grupo de amigos, o Pedro é o intermediário, que juntou todo mundo na mesma vibe”, ressaltou Gu.
Segundo os integrantes, eles se encaixam em todos os estilos musicais bons e verdadeiros. Eles têm um EP, que usam para divulgação e pretendem gravar um CD com no mínimo o dobro de faixas, com músicas inéditas e outras que já tocam nos shows.  
A divulgação da banda é feita principalmente pela internet. “Nós mostramos o trabalho para nossos amigos, que vão passando para os outros amigos e por aí vai. Divulgamos também através dos shows, nós tocamos bastante, o que desperta o interesse das pessoas, que transmitem para outras”, explicou Gu.
É o segundo Expressarte que participaram. “Dessa vez estava menos frio, quando viemos no ano passado, estava menos 2°C”, brincou William. “Nós pedimos para tocar novamente no Expressarte, pois a primeira experiência foi muito boa, a receptividade dos paranaenses é ótima”, completou. Para eles, essa edição foi muito especial. “Além de estar um dia muito quente e bonito, estamos com bandas que gostamos muito e que tocamos algumas vezes, como Dois a Rodar. Também é a estreia do Ed no Expressarte e no Paraná. Além de ser especial por si só, tem outras coisas que fazem esse momento ser mais especial ainda”, destacou Pedro.


Dois a Rodar


Dois a Rodar é uma banda de Porto Alegre (RS), formada por Ricardo Alves e Nathalie Reis, que cantam com essa formação há dois anos. Porém, eles tocam juntos há mais tempo com outras bandas.
Dois a Rodar surgiu quando Ricardo e Nathalie tocavam em uma banda de garagem chamada Jardim Inglês, ela era baixista e Ricardo baterista. Eles chegavam antes nos ensaios e ficavam improvisando. Enquanto a outra banda não ia pra frente, resolveram fazer um som do jeito deles, mais acústico e com influências que tinham em comum.
Eles gostam de chamar o som que fazem de MBP, mas misturam um pouco de rock, pop e samba. “Nós temos influência desde bandas de rock alternativo, até samba de raiz, então fica difícil definir o nosso som. Mas quando nos perguntam, nós chamamos de música”, explicou Nathalie.
A banda ficou parada por um tempo e recomeçou agora. No início do ano eles gravaram uns vídeos com músicas próprias para colocar no youtube e usam o facebook para colocar os links de shows, fotos, eventos e músicas.
Nathalie e Ricardo pretendem gravar até dezembro e lançar no começo do ano que vem. “Estamos concentrados em ensaiar mais as músicas próprias e ter uma lista coesa, selecionar as músicas para a gravação de um EP ou uma demo e divulgar bastante pela internet. É importante estarmos sempre divulgando nosso trabalho para pessoas novas. Além de mostrar o trabalho próprio, fazemos covers. Quando estivermos bem segmentados, pensaremos em voos futuros, mas por enquanto é um pouco cedo para nós” declara Ricardo.
Nessa edição foi a primeira vez que a banda Dois a Rodar tocou no Expressarte. “O clima é fantástico, fomos muito bem acolhidos pela família que organiza o evento. Foi um prazer para nós, o cenário é lindo, as pessoas são muito receptivas e estamos muito ansiosos para futuramente voltar aqui”, finaliza Ricardo.


Barbantes Libertinos


Barbantes Libertinos é uma banda de Curitiba, formada desde o começo do ano por Bárbara Virgínia (voz e violão), Diogo Pontes (percussão), Pedro Mariz (baixo) e Felipe Caseri (bateria). Felipe era amigo em comum dos outros membros da banda e surgiu a ideia de se reunir para fazer música. “De certa forma foi destino e os sonhos se encontraram. O Felipe e o Pedro tinham uma banda em Foz do Iguaçu e queriam uma menina cantando. Quando ele me viu cantando pela primeira vez curtiu o som. Eu estava cantando “Vermelhos”, da Vanessa da Mata e essa música foi a união banda. Em seguida o Pedro foi pra Curitiba, fazer bacharelado em música e o Felipe musicoterapia. O Diogo chegou na FAP (Faculdade de Artes do Paraná) e estudou com o Felipe. Então nos encontramos”, contou Bárbara.
O nome da banda foi inspirado no nome da vocalista, relacionado com o barbante. Segundo eles, o barbante é uma junção de vários fios, uma união de forças pequenas, que explica toda a formação da banda. Libertinos está relacionado com o fato de gostarem de estilos variados, cada um com a sua tendência, o que os tornam um pouco libertários. Dessa junção definiu-se o nome Barbantes Libertinos.
Eles fazem música popular brasileira, misturam reggae, samba e pop rock, o que se transforma em um estilo próprio, que eles preferem definir apenas como música boa,  juntando as diferenças de cada um.
A banda ainda está no início, e aos poucos estão se organizando, pois em paralelo realizam outras atividades. “A nossa produção artística demora muito, porque criamos as músicas. Construímos as letras e toda a musicalidade. Fazemos apenas um ensaio por semana e levamos quase dois meses para fechar uma música. Nosso projeto é tocar muito, independente do lugar e aos poucos divulgar nosso trabalho.”, explica Bárbara. Eles possuem um facebook e um canal no youtube, para divulgação.
Tocaram pela primeira vez no Expressarte. Para eles, um evento como esse deveria ser mais popularizado, pois desconstrói o conceito de que alta cultura é algo que está restrito a acessibilidade. “É de graça, quem quiser chega e está rolando música boa, expressão artística legal e de graça. É um projeto maravilhoso, sem patrocínio, é do coração. Não tem interesses terceiros, é das pessoas para as pessoas”, completa Bárbara.

Por Camila Souza de Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário